Notícias

1º Encontro de Cultura Visual

O GT de Cultura Visual, recentemente criado na SOPCOM realiza no dia 11 de novembro, em Coimbra, a primeira pré-conferência do GT. Mais informações no site do evento https://encontroculturavisual.wordpress.com/

Presenças confirmadas em Coimbra, no IX SOPCOM

O programa científico do IX SOPCOM tem já confirmadas as presenças de Joep Cornelissen (dia 13), Jordi Xifra (dia 13), Linda Steiner (dia 12), Mark Deuze (dia 14) e Enric Saperas (dia 12). Confira os perfis dos keynote speakers na página do congresso.

Pré-Congresso Género, Media e Espaço Público

Género, Media e Espaço Público será o tema do Pré-Congresso da SOPCOM, a realizar a 11 de novembro, na Escola Superior de Educação de Coimbra. A iniciativa surge de uma parceria entre as entidades organizadoras do IX Congresso da SOPCOM e o Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ). Neste evento dar-se-á continuidade ao Congresso com a mesma designação realizado em 2009, em Coimbra.

 

CONFERENCISTAS

Eugenia Siapera no IX Congresso da SOPCOM

Eugenia-Siapera

Eugenia Siapera dirige o MA in Social Media Communications e é membro do Future Journalism Institute da Dublin City University. É autora de dois livros e coeditora de três volumes, o mais recente dos quais é o Handbook of Global Online Journalism (Wiley, 2012).Tem publicado diversos artigos relativos à articulação entre os novos media e a política, o jornalismo e a sociedade. Atualmente, trabalha na segunda edição do seu livro Understanding New Media (Sage, 2011). Informação adicional em http://fujomedia.eu/people/dr-eugenia-siapera/.

Enric Saperas no SOPCOM, em Coimbra, dia 12 de novembro

unnamed-2

Professor catedrático de jornalismo. É Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Autónoma de Barcelona.

Foi professor na Universidade Autónoma de Barcelona (1982- 1990) e na Universidade Pompeu Fabra (1991- 2001). Actualmente é professor de Teorias da Comunicacão e director do Mestrado em Investigação Aplicada à Comunicação na Universidade Rey Juan Carlos (Madrid).

Exerceu responsabilidades académicas em três universidades como Vice-Decano de Investigação na Faculdade de Ciências da Informação na Universidade Autónoma de Barcelona (1984-1987), Director do Departamento de Jornalismo e de Comunicação Audiovisual da Universidade Pompeu Fabra (1994-1998), Decano da Faculdade de Ciências da Comunicacão da Universidade Rey Juan Carlos (2004 –2008), entre outras responsabilidades de gestão.

É membro do Grupo de Estudos Avançados de Comunicacão e investigador responsável do Laboratório para a Investigação da Imagem Televisiva e Electrónica.

Publicações mais relevantes: Comunicación mediática y sociedad. Manual de Teorías de la comunicación (2012); Estudios de comunicación y medios (2011) [Cord.];  Manual Básico de Teoría de la Comunicación (1998); Los efectos cognitivos de la comunicación de masas (1987).

Mark Deuze em Coimbra, no IX Congresso da SOPCOM 

deuze

Mark Deuze, que estará em Coimbra no dia 14, é professor de Estudos dos Media na Universidade de Amesterdão, tendo sido professor associado de Telecomunicações na Universidade do Indiana, nos Estados Unidos da América, até 2013.

Publicou mais de 50 artigos em revistas científicas com revisão por pares e 7 livros, nos quais se incluem “Media Work” (2007) e “Media Life” (2012), ambos pela Polity Press. O seu trabalho está publicado em holandês e inglês e está traduzido para chinês, alemão, português, grego e húngaro.

Deuze foi ainda investigador no Center for International Communications Research da Universidade de Leeds, no Reino Unido; teve uma bolsa Fullbright na Universidade do Sul da California, em Los Angeles e foi baixista na banda grunge Skinflower. Além da investigação na área dos media, Mark Deuze ouve e estuda extreme metal (deuze.blogspot.com).

Foto: Eduard Lampe

 

Joep Cornelissen no IX Congresso da SOPCOM

Cornelissen-2

Joel Cornelissen estará em Coimbra no dia 13 de novembro. Professor de Comunicação Corporativa e Gestão na Rotterdam School of Management da Erasmus University, tem investigado sobretudo na área da comunicação corporativa, recorrendo a uma combinação entre as ciências sociais e métodos e teorias da área da gestão.  Tem publicado em revistas como a Academy of Management ReviewJournal of Management Studies ou Organization Science and Organization Studies. Além disso, é autor de Corporate Communication: A Guide to Theory and Practice, da Sage Publications.

É editor adjunto da Academy of Management Review, foi editor geral do Journal of Management Studies (2006-2012) e está atualmente nos corpos editoriais da Academy of Management JournalJournal of ManagementJournal of Management Studies and Organization Studies.

Linda Steiner, dia 12 de novembro, no IX Congresso da SOPCOM

Professora na universidade norte-americana de Maryland, no Philip Merrill College of Journalism, Linda Steiner dedica-se ao estudo e lecionação na área do género e dos media. Em particular, interessa-se pela investigação do lugar do género nas notícias e nas redações e da utilização de media feministas, trabalho que se encontra publicado em livros e revistas científicas.

Outras das suas áreas de pesquisa são a ética dos media, a história do jornalismo, o jornalismo público/cívico e as repórteres de guerra. Tem integrado como avaliadora externa diversas instituições internacionais de ciência e ensino e presidiu à Associação para a Educação em Jornalismo e Comunicação de Massas.

Anúncios