Comunicação e Política

O Grupo de Trabalho de Comunicação Política da SOPCOM irá privilegiar  abordagens  que privilegiem a relação entre Comunicação Política, Esferas Públicas e Movimentos Sociais

Entre as múltiplas dimensões dessa interface, devem considerar-se, por exemplo:

  1. ações coletivas com foco na visibilidade mediática;
  2. representações sociais nos media;
  3. identidade, reconhecimento e meios de comunicação;
  4. ativismo mediático
  5. ciberativismo;
  6. participação política e mobilização social;
  7. esfera pública e processos deliberativos;
  8. representação política e sociedade civil;
  9. análises comparativas sobre movimentos sociais e sua expressão e representação mediáticas.

O GT apreciará  ainda temas que destaquem o papel da comunicação nas teorias da democracia, os processos de agendamento, tematização  e de definição da opinião pública, as transformações no discurso político e a importância da visibilidade mediática na produção do capital político.

Dentro deste âmbito, serão igualmente bem-vindas, entre outras, pesquisas que tornem visíveis  a relação entre os media e os processos eleitorais, com enfoque para temas como comportamento eleitoral, media alternativos e eleições; accountability eleitoral e media e eleições permanentes.

Finalmente, aceitará trabalhos que exploram a relação entre  os meios de comunicação social e a imagem pública tanto dos governantes, representantes, e atores da sociedade civil quanto das instituições políticas. Neste eixo poderão incluir.-se temas  como governo eletrónico; accountability eletrónico e a  internet como espaço de participação e reivindicação política de grupos sociais ou cidadãos.

O GT é coordenado por João Carlos Correia (jcorreia@ubi.pt) e coadjuvado por Paula Espírito Santo (paulaes@iscsp.ulisboa.pt) e Gil Baptista Ferreira ( gbaptista@esec.pt).

Anúncios