Cultura Visual

O Grupo de Trabalho de Cultura Visual pretende reunir os investigadores que se ocupam de estudos no campo da cultura visual. É seu objetivo dinamizar o debate transdisciplinar em torno dos problemas teóricos e metodológicos levantados pelos processos de mediação visual da cultura (fotografia, cinema, televisão, publicidade, jogos de vídeo e média digitais…).

Neste colóquio dedicado à comunicação e às transformações sociais, o GT de Cultura Visual encoraja apresentações dedicadas às profundas mutações que a imagem tem atravessado desde o séc. XIX até à atualidade, determinantes para as relações da sociedade com o visível. Com efeito, nas últimas décadas, os diagnósticos de uma profusão do comércio social de imagens tornaram-se unânimes: no espaço doméstico como no espaço público, as imagens tornam-se importantes vetores de comunicação diária e de entretenimento quotidiano, cuja evolução nos importa traçar.

Do grande ao pequeno ecrã, da imprensa ilustrada às redes sociais, da Kodak aos smartphones, o progresso dos modos de produção e circulação de imagens tem tido ainda efeitos na economia do olhar e na distribuição social de visibilidades e invisibilidades. Esta sessão temática visa, por isso, discutir o papel dos media tradicionais e dos media alternativos nos processos de empoderamento visual das minorias.

Por outro lado, a tecnologização da imagem tem também complexificado a relação entre os média e a arte. Neste sentido, serão igualmente acolhidas as propostas que questionem os processos de hibridação da arte com a técnica e que reflitam sobre a erosão das fronteiras estéticas entre iconografia social e arte, high e low, autor e espetador, cópia e original…

Por fim, dado que o domínio interdisciplinar do estudo das imagens tem sido ele mesmo atravessado por mutações, como o demonstra a emergência dos visual culture studies, nos anos 90, serão também adequadas as propostas que se debrucem sobre os saberes visuais, a viragem icónica, as tradições do estudo da imagem, os paradigmas metodológicos baseados no visual…