Economia e Políticas de Comunicação

O GT de “Economia e Políticas da Comunicação” é um grupo de trabalho que congrega investigadores provenientes de diferentes áreas teóricas e da sua aplicação prática com um interesse comum: a investigação no âmbito da EPC.

A sociedade atual conhece profundas mudanças tecnológicas e económicas, nomeadamente as ligadas à informação e à comunicação sendo fundamental uma reflexão sobre a economia da comunicação, da cultura e criativa, assim como das estratégias de comunicação em políticas públicas para os media e para a sociedade da informação e do conhecimento.

Por outro lado, a dinâmica das tecnologias da informação e da comunicação parece estar na origem de um novo modelo de crescimento económico que não é fácil de explicar na perspetiva dos mecanismos económicos tradicionais e que parece conduzir-nos a necessidade de uma análise mais aprofundada de alguns dos novos paradigmas emergentes, nomeadamente no quadro da “nova economia”.

Como exemplos de questões aplicadas a serem objeto de preocupação do GT de EPC podemos referir: as relações entre a economia e a comunicação, macro e microeconomia da comunicação, as empresas de comunicação, estruturas competitivas de mercado, estratégias empresariais, economia do audiovisual e convergência com as telecomunicações, produção audiovisual, indústria dos media e dos novos media, indústrias e economia criativa, políticas públicas para os media, serviço público de media, regulação, etc.

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