Género e Sexualidades

O Grupo de Trabalho em Género e Sexualidades, recentemente criado, convida à apresentação de propostas de comunicação para o IX Congresso da SOPCOM.

A problemática das transformações sociais, na e através da comunicação, tem sido alvo de um interesse renovado nos estudos do género, das sexualidades e da sua intrincada relação. As relações de género, as sexualidades e a forma como são prescritas, interrogadas, experienciadas e representadas, assim como a sua realização em práticas sociais concretas, têm vindo a sofrer mudanças profundas, em particular nos últimos 20 anos. Os significados e as significâncias sociais destes processos transformativos, as reconstruções de sentido dos géneros e das sexualidades, são, porém, extremamente complexos, ambíguos e tantas vezes contraditórios. Importa, pois, compreender de forma crítica, aprofundada e, simultaneamente, efetiva aqueles processos transformativos em termos das lógicas de poder e dinâmicas de controlo envolvidas.

Dada a sua componente inerentemente política, os estudos do género e das sexualidades são terreno fértil de interrogação dos sentidos incertos e fluidos das mudanças e da transformação. É neste quadro que se esperam contributos para uma discussão crítica à volta da comunicação naqueles processos transformativos, em questões relacionadas com ideologia, poder, imaginários, identidades, subjetividades, discursos e representações, em vários contextos (social, artístico, literário, científico ou político) das sociedades contemporâneas.

 

São incentivadas propostas nos sub-temas:

  1. Internet, novas culturas e identidades
  2. Materializações do género e das sexualidades em espaços digitais
  3. Corpos, sexualidades e desejos
  4. Violência, sexualidade e transgressão
  5. Culturas e sexualidades alternativas
  6. Normalidade, desvio e fluidez nos domínios do género e da sexualidade
  7. Maternidades e paternidades
  8. Intersecções género, classe, etnia, sexualidades
  9. Género, envelhecimento e ageísmo
  10. Identidades e subjetividades LGBT
  11. Sexualidades e afectividade
  12. Identidades e práticas queer
  13. Processos de empoderamento e de controlo
  14. Feminismos, eco-feminismos e pós-feminismos
  15. Saúde, medicina e sexualidades
  16. Heterossexualidade normativa / desviante
  17. Interconexões sexo / sexualidades
  18. Modelos de masculinidade e de feminilidade