Jornalismo e Sociedade

O jornalismo está em mudança. Enfrenta os enormes desafios provocados pela alteração no paradigma comunicacional, pela emergência das redes sociais e pelas mudanças no perfil de elaboração, difusão, partilha e receção das mensagens jornalísticas. Novos modelos de negócio jornalístico e de práticas jornalísticas parecem desenhar-se, mas reina a indefinição sobre o campo, quer ao nível global e internacional, quer ao nível local, nos espaços do jornalismo de proximidade. Velhos e novos desafios e constrangimentos são todos os dias colocados aos jornalistas, dificultando-lhes o exercício do seu papel social nas democracias liberais. O discurso e as práticas profissionais vão-se alterando. A precariedade laboral é uma realidade, principalmente entre os jovens jornalistas. A matriz identitária do jornalismo e dos jornalistas tem-se ressentido deste estado de coisas. Cheias de estudantes que querem ser jornalistas, não é sequer certo que as universidades e demais escolas superiores onde se formam jornalistas estejam a preparar devidamente os seus alunos para um panorama jornalístico caracterizado pela indefinição e pela mudança. O próprio conceito de público para as mensagens jornalísticas necessitará de uma atualização. É difícil antever cenários que descrevam o que poderá vir a ser o jornalismo no futuro – mesmo num futuro relativamente próximo – e a relação futura do jornalismo com a sociedade. Curiosamente, o jornalismo que temos hoje é também o resultado de uma história complexa, cativante e, por vezes, intrigante, que cruza personagens, empresas, práticas e discursos. Assim, para o 9º congresso da SOPCOM, o GT de Jornalismo e Sociedade quer receber propostas de comunicação que abordem o jornalismo em todas as suas dimensões e as suas conexões com a sociedade e com a cultura, no passado e no presente. Admite, portanto, comunicações em todas as áreas de conhecimento do jornalismo, privilegiando-se, no entanto, aquelas que possuam uma dimensão empírica:

  1. História do jornalismo, dos jornalistas, das empresas jornalísticas e do discurso jornalístico
  2. Modelos de negócio jornalístico
  3. Sociografia dos jornalistas
  4. Práticas profissionais, produção jornalística e produtos jornalísticos
  5. Discurso jornalístico nos diversos meios e plataformas mediáticas
  6. Receção das mensagens jornalísticas e efeitos pessoais, sociais e culturais do jornalismo
  7. Teoria, sociologia e psicossociologia do jornalismo
  8. Personagens do jornalismo
  9. Literacia do jornalismo
  10. Ensino do jornalismo
  11. Metodologia da pesquisa sobre jornalismo
  12. Jornalismo especializado
  13. Jornalismo e sociedade; jornalismo e política, economia, desporto, educação, relações internacionais, ciência e tecnologia, saúde…
  14. Direito, ética e deontologia do jornalismo
  15. Jornalismo comparado
  16. Agências de notícias, jornalismo impresso, ciberjornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, cinejornalismo, documentarismo, fotojornalismo…
  17. Jornalismo regional e local – jornalismo “de proximidade”
  18. Jornalismo escolar
Anúncios